domingo, 25 de setembro de 2011

AGASTACHE
Agastache foeniculum, sin. A. anethiodora lamiaceae

 Outros nomes comuns: Anís-hortelã, Hissopo-azul-gigante
 Partes usadas: Folhas e flores
 Curiosidades: O agastache é formada pelas palavras gregas "muito" e "espiga de trigo", em referência às espigas de flores.
Jardinagem -  A agastache é uma planta robusta e perene, com perfume de anis. Há variedades  com perfume de hortelã.
Variedades - Duas variedades são o Golden Jubilee, com folhagem dourada e o Alabaster, de flores brancas e entre as variedades perfumadas e híbridas há o Heather Queen e Just P.eachy.
    
          A agastache oriental ( A.rugosa ) é uma planta muito utilizada na medicina tradicional chinesa indicada para "transformar a umidade". Seus usos incluem náuseas, vômitos, diarréia e edema.
          Agastache rupestris é uma ervas perene com folhas miudas  que cheiram a alcaçuz e espigas de flores alaranjadas.
          Agastache cana é uma espécie perene que atinge 90 cm de altura, com espigas compridas e densas de flores róseas e folhagem aromática.

        Plantio - A.foeniculum, A. rugosa e A. urticifolia  são plantadas em sombra leve e solo neutro ou levenmente ácido. Quase todas as outras espécies são de regiões de clima seco; exigem pouca água, preferem solo leve bem drenado, lugar ensolarado e são adequadas para plantio em vasos.

      Propagação - Plante as sementes na primavera., geralmente costumam levar de 6-8 semanas para germinar. Transplante para o vaso quando tiver tamanho suficiente. As plantas já firmadas produzem brotos basais na primavera, use-os como estacas herbáceas e plante-os no verão ou multiplique as plantas por divisão de raiz.

         Manutenção - A agastache costuma ser robusta. Em regiões de clima frio, mantenha as plantas em estufas e transfira-as para o jardim na segunda primavera; em climas quentes faça-o no primeiro verão.

        Pragas e Doenças - Insetos que comem as folhas podem ser um grande problema.

       Colheita e armazenamento - Use as folhas e  flores recém-colhidas ou seque-as pendurando de cabeça para baixo em pequenos molhos, longe do sol direto manterão a cor e o aroma.

        Culinária - As flores do agastache produzem bastante néctar e eram muito aprecidas pelos apicultores norte-americanos do século 19, pelo mel que elas dão e com leve sabor de anis. Os índios norte-americanos usam-nas em chás e como adoçante.
        Pode-se tomar quente ou gelada a infusão das folhas secas. Use-as tembém para temperar carneiro, frango ou salmão e incrementar bolos e bolinho. Você também pode usar em saladas as flores ou folhas frescas de menta-coreana, cujo sabor e aroma se assemelham ao da hortelã-pimenta e do anis, substitui bem a hortelã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário