domingo, 25 de setembro de 2011

AGRIÃO

Nasturtium officinale

O agrião é cultivado pela beleza, como guarnição e pelo sabor picante que dá as sopas, pesto, truta, saladas, saduíches e sucos. É rico em vitamina C, ácido fólico, betacaroteno e sais minerais, como potássio. 

Partes usadas: Folhas, talos (agrião 
                                           Curiosidades - Várias outras espécies têm o mesmo sabor ardente e apimentado do agrião e usos culinários semelhantes. O agrião-da-tera ( Barbarea verna ) é um agrião de terra seca, resistente ao frio. O agrião vendido nos supermercados em molhos é o agrião-seco ou agrião-de-jardim ( Lepidium sativum ). A rabaça ou salsa-brava  ( Apium nodiflorum ) lembra o agrião mas na verdade é parente do aipo.

Jardinagem - O agrião é uma erva perene semi-aguática encontrada no estado selvagem em cursos de água que percorrem solos calcários. Geralmente a forma cultivada  preferida hoje em dia é por hidroponia, já que o agrião selvagem costuma ser refúgio da (Fasciola hepatica) em áreas de pasto. A  planta tem folhas compostas, talo oco e minúsculas folhas alvas. É muito amarga quando em floração.


Plantio - Pode-se plantar o agrião em vasos e em lugares parcialmente sombreado. Ele prefere solo bem calcário.

Propagação - Use estacas de ponteiro em água mudada em amiúde, estalões com raízes ou sementes. Plante todos os outros tipos de agrião por sementes.


Manutenção - Regue bastante.


Pragas e doenças - Nada relevante.


Colheita  e armazenamento - Colha o agrião fresco e só use antes da floração. Guarde em temperatura ambiente com as raízes na água.

Culinária - O sabor forte e apimentado do agrião torna-o excelente para salada. É muito bom com molho cítrico. Use o agrião em sopas, sanduíches, molhos para peixe e com o molho verde de Frankfurt, que veremos na sessão  de Culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário