Alcaravia
Carum carvi ApiaceaeOutros nomes comuns: Cominho-do-prado, cominho-armênio, cariz
Partes usadas: Folhas, sementes, frutos maduros secos e óleos essencial
Curiosidades: A alcaravia era uma erva popular no Oriente Médio antes de ser levada para a Europa Ocidental, no século 12. Suas sementes são usadas na cozinha como tempero. A erva também tem uso medicinal e cosmético.
Jardinagem - A alcaravia é uma erva bianual com folhas divididas como samambaias e fragrância entre a salsa e o endro. Tem raiz pivotante em forma de fuso, que, como a cenoura, pode ser cozida como legume. O pedúnculo floral, com cerca de 60 cm de altura, produz minúsculas flores com um toque rosado, seguidas por "sementes" estriadas em forma de meia lua. O (C.roxburghianum), conhecido como ajmud, é tempero muito usado na Índia.
Variedades - A Sprinter tem alta produção e as sementes não arrebentam, tornando mais fácil conserva-las.
Plantio - Requer solo fértil, drenado, local ensolarado e quente. desbaste as plantas com 15 cm de distância.
Propagação - Semeia a alcaravia direto no solo na primavera ou no outono ( a última colheita será semeada no verão seguinte).
Manutenção - Regue sempre e tire as ervas dadinhas, pois a semente custa a germinar.
Colheita e armazenamento - Colha as folhas a qualquer momento. Desenterre as raízes depois de colher as sementes. Corte os pedúnculos florais quando as sementes começarem a escurecer e amadurecer. Prenda as hastes em pequenos molhos para permitir o movimento do ar e pendure de cabeça para baixo até secar. Depois, sacuda os molhos em panos ou folhas de papel, pois as sementes costumam conter insetos como os carunchos, portanto congele-as para matar os ovos antes de guardar.
Culinária - As sementes de alcaravia são usadas para temperar pão de centeio, embutidos, pratos com repolho, queijos, sopas, gulache, prato com carne de porco e maçãs assadas, bem como licores e destilados. Use as folhas plumosas de alcaravia em sopas e saladas. Seu sabor lembra uma mistura de salva e endro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário